31 agosto 2012

Blogs sendo excluídos? Entenda agora!

Nesses últimos dias, teve um assunto que se espalhou por toda a rede blogs causando pânico e revolta em quase todo mundo: O blogger estaria excluindo contas por causa de spam, pelos comentários em que colocamos nosso link ao final. Por causa dessa história, várias pessoas pararam de por seu link nos comentários, pedindo que visitássemos o blog clicando no perfil. Mas o problema é que um monte de gente não está com o perfil ativado, dificultando assim a comunicação entre blogs.

Para quem ainda tem dúvidas, sim esse história é verdadeira, e não é recente. Entenda o motivo disto e o que podemos fazer para nos prevenir lendo o restante do post!

Por que o blogger está fazendo isso?
Na verdade, ele sempre fez isso. Está tudo escrito naqueles Termos de Uso que você concordou sem ler. Faz parte da política do blogger, realizar ações deste tipo para combater o spam nos blogs. Então vários blogs já foram excluídos por este motivo, o que aconteceu foi que um blog do nosso círculo sofreu com isso. Então não precisam entrar pânico, afinal essa política anti-spam sempre existiu e nossos blogs nunca foram excluídos, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar o pior.

O que é esse tal de spam?
Segundo a Wikipédia, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na maioria das vezes são incômodos e inconvenientes. Mas o que seria o spam no blogger? Releia as palavras sublinhadas acima. Lhe lembrou algo? Pense naqueles famosos comentários:

"Seguindo, segue de volta? blog-nosense.blogspot.com"
"Segue meu blog pfvr pfvr pvfr! blog-nosense.blogspot.com blog-nosense.blogspot.com blog-nosense.blogspot.com".

Não acha que são apelativos e incômodos? Esse tipo de comentário pode sim ser considerado spam facilmente. Outra forma de spam é feita no próprio blog, descrita abaixo pela ajuda do blogger:
Blogs com esse comportamento são chamados de "blogs de spam" e podem ser reconhecidos por seu texto irrelevante, repetitivo ou sem sentido, associado a muitos links que geralmente direcionam para um único site.

Meu blog pode mesmo ser excluído?Eu fiz uma pesquisa na ajuda do blogger, e o que encontrei por lá diz que sim, o blog pode ser excluído, mas antes ele passa por um período em que fica apenas desativado, permitindo que o dono do blog entre com um pedido de recuperação em caso de ter acontecido um engano.
Se o seu blog estiver desativado, ele aparecerá no painel, mas você não poderá clicar nele para acessá-lo. Se este é o caso, haverá um período de tolerância para que você solicite que ele seja avaliado e recuperado. A inatividade é definida pelo nosso sistema automatizado de classificação, que qualifica o blog como spam. Como este sistema é automatizado, haverá enganos, mas estamos trabalhando continuamente pela melhoria dos nossos algoritmos para evitar este tipo de ocorrência. Se o seu blog não é um blog spam, então ele foi um dos enganos, e pedimos desculpas.

O que posso fazer para evitar isso então?
1 -
A primeira dica, é a mais óbvia: Não faça spam! Poste comentários com conteúdo relevante e coloque seu link apenas uma vez, é mais do que suficiente para a pessoa ver. Não copie e cole o mesmo texto em comentários em vários blogs, dedique um pouco do seu tempo em ser uma pessoa legal e ler o post do blog, afinal você não gostaria que fizessem isso no seu blog?

2 - Poste links usando a tag <a href=" "> somente em blogs que tenham a verificação de palavras ativada, porque ao passar por ela, você é automaticamente detectado como não-spam. Não poste mais de um link por comentário também.

3 - Em blogs que não tiverem verificação de palavras, coloque o apenas o endereço, sem link, ou seja sem usar a tag <a href=" "> e sem www ou http://, assim não é reconhecido como link. No caso do meu endereço, fica assim: cherry-liah.blogspot.com Se quiser mais certeza de que não será reconhecido como link, coloque apenas a parte antes de .blogspot.com, pois como estamos no blogger, deduz-se o restante do endereço não é? Neste caso eu colocaria somente assim: cherry-liah.

4 - Ative a verificação de palavras! Assim as pessoas poderão postar seus links livremente nos comentários. Ela é incômoda? É, com certeza, mas é uma medida de segurança que pode ajudar muito também. Mas se você não gosta mesmo dela, coloque um aviso antes dos comentários para as pessoas não postarem links usando a tag <a href=" ">.

5 - Por via das dúvidas, faça backup semanal do seu blog. Assim, se acontecer alguma coisa, você tem todo o seu blog guardado no computado,veja Como fazer backup do blog .
 
Fonte: Cherry Bomb (cherry-liah.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário